O tubo inox 304 é um tubo produzido em aço inox, dentre as suas características a que se destaca é o fato dele ser inoxidável. Por esse motivo ele tem aplicação e uso em tantos segmentos diferentes do mercado.
Constitui-se de liga de ferro-cromo, além de outros metais que atuam como liga, por exemplo, níquel e molibdênio. Também apresenta uma composição química austenítica, o Cr18 e o Ni 8 é o que o torna muito versátil.
No entanto, o cromo continua sendo o mais importante e a sua presença é fundamental para garantir a resistência à corrosão e desgaste. Nesse ínterim, há uma quantidade balanceada de liga presente, sendo pelo menos 10,5 % de cromo.
Ele pode ser com ou sem costura, o sem costura é feito através do processo de aquecer o cilindro de aço até que fique oco e possa ser perfurado. Dessa forma, eles não passam pela soldagem e apresentam uma superfície lisa.
Por esse motivo tem uma menor probabilidade de conter rachaduras e falhas na integridade da sua estrutura. Eles se enquadram na norma ASTM A-312.
Normalmente, as normas da AISI (American Iron and Steel Institute) é a que classifica os modelos fabricados em aço inox, ela é responsável por atribuir as nomenclaturas segundo as matérias usadas para formar tal produto.
Nesse ínterim, o tubo inox 304 faz parte da nomenclatura da família dos Austeníticos. Assim, por conta das suas propriedades químicas eles são utilizados em artigos de cozinha, instrumentos aplicados em hospitais e indústrias farmacêuticas, por exemplo.
O tubo inox 304 pode ter alguns tipos de formatos, como arredondados, quadrados ou retangulares, apresentando vários tipos de polimentos. Bem como têm resistência à oxidação e suporta temperaturas de 850 C, também possuem boa resistência ao frio.
Como esse é um produto cuja matéria-prima se encontra em abundância, ele não apresenta um preço alto. Também tem menos gastos com manutenção, justo por conta de ser durável.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
Justamente por ter sofrido adições em sua composição que é tão resistente, versátil e vantajoso. Ele não sofre pelo processo de ferrugem, algo que diminui muito a vida útil dos tubos de aço.
Assim, pode ser exposto a diferentes climas, sem a preocupação que sua superfície possa ser danificada nesse período. Seja que fiquem em contato com umidade, vapor ou água, não fará diferença. Ainda tem uma boa higienização e acabamento que favorece a isso.
Pode apresentar pequenas variações entre si, sobretudo no seu formato. Conforme maior e mais espesso o tubo for, melhor ele irá resistir a diferentes pressões e temperaturas extremas. Sendo assim, ele pode ser:
Os schedules (tubos industriais em inox) são muito usados em projetos que precisam conduzir fluidos e gases corrosivos. Agora, usa-se o tubo od para transportar líquidos comuns e materiais químicos de forma isolada e segura.
Do mesmo modo, a construção civil e a indústria se valem muito do seu uso.
É usado em diversos segmentos da indústria. Assim, encontra-se, por exemplo, na construção civil, química, petroquímica, farmacêutica, alimentícia, de cosméticos e várias outras. Sendo usado na fabricação de equipamentos.
De modo geral, recomenda-se o uso na fabricação de peças que precisam ser fortes a agentes corrosivos, por exemplo, ácido nítrico, soluções alcalinas, soluções salinas, entre outras.
Também usa-se na fabricação de vários utensílios domésticos, como garrafas térmicas, congeladores e aquecedores. Ele é resistente a oxidação, temperaturas baixas ou temperaturas elevadas como 850 C, também resiste à corrosão intercristalina até 300 C.
Esse aço não sofre pelo processo de corrosão em ambientes normais, essas características de resistência acontecem devido a formação de um óxido protetor que não permite o contato do metal base com a atmosfera à sua volta.
Então, além desse tubo, esse aço está na fabricação de recipientes, equipamentos farmacêuticos e hospitalares, peças para indústria têxtil, química, petrolífera, frigorífica, montadoras de veículos e diversas outras.
Deve ser a sua escolha em detrimento a outras opções se você precisar de um produto mais acessível em questão de valor e com uma aplicação que precise de maior conformabilidade, além disso ele é o mais procurado dentre os aços.
Além dele, vários outros estão presentes no mercado, sendo que cada um terá o seu uso específico. Nesse sentido, algumas outras opções de tubos de aço são: AISI 304, AISI 304L, AISI 304H, AISI 309, ASTM A 213, A-249, A-269, A-270, A-312, A-358, A-409, etc.
Além de tubos, esses aços estão na fabricação de chapas, barras e várias outras aplicações, como equipamentos médicos, peças arquitetônicas e na indústria automotiva também.
Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.