A barra chata inox possui uma ampla variedade de aplicações, desde a produção de peças e máquinas industriais até estruturas metálicas leves. Neste texto, serão abordadas as diferenças entre as barras de inox 304 e 316, bem como suas aplicações e características.
É um produto utilizado em muitos setores, com destaque para a indústria. Devido à sua resistência à corrosão e a sua capacidade de resistir à deformação sem se romper, ela se torna vantajosa para esse tipo de uso.
Para este tipo de produto, são exigidas propriedades como boa soldabilidade e resistência à corrosão, já que a solda é uma operação frequente no processo de fabricação do item final.
Essas características são essenciais para garantir a qualidade e durabilidade do produto, o que o torna mais adequado para as demandas de sua aplicação.
O aço inoxidável é uma liga desenvolvida com o propósito de resistir à corrosão e ao desgaste, isso o faz um material versátil para diversas aplicações. Além disso, a liga contém outras características, por exemplo:
Sem falar que, assim como nas chapas de aço inox, a superfície da barra chata inox é brilhante e espelhada, o que garante mais elegância e sofisticação a qualquer projeto no qual você pretenda utilizá-lo.
As classes de aço inoxidável mais populares são o 304 e o 316, por serem conhecidos por sua facilidade de moldagem. Além disso, possuem uma excelente resistência à corrosão e a boa soldabilidade, o que tornam essas ligas as mais vendidas no mercado.
Existe também o 321, que é uma variação do 304, mas com a adição de titânio. Isso o faz ser resistente ao aparecimento de trincas, além de possuir uma excelente soldabilidade.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
A barra chata inox possui um grande uso em indústrias como petroquímica, naval, aeronáutica, farmacêutica, alimentícia, hospitalar, dentre outros.
Já a sua aplicação é usada no processo de fabricação de peças e na produção de máquinas, implementos agrícolas, rodoviários, ferroviários e automobilísticos.
Além de centrais de energia nuclear, usinas de açúcar e álcool, indústria de borracha, de papel e celulose. Só para ilustrar outros exemplos, estão:
Seu uso também se expande para serralherias em projetos de estruturas metálicas leves, como grades, portões e corrimãos de escadas.
Uma barra chata inox 304 contém 18% de cromo e 8% de níquel, enquanto a 316 contém 16% de cromo, 10% de níquel e 2% de molibdênio. Este último é adicionado para ajudar a resistir à corrosão de cloretos, como água do mar e sais de degelo.
O tipo 304, com seu teor de cromo-níquel e baixo teor de carbono, é o mais versátil e amplamente utilizado. Assim, ele prova ser resistente à oxidação, corrosão e possui alta durabilidade.
Já o tipo 316, é um aço inoxidável com cromo-níquel e resistente ao calor, bem como, à corrosão superior em comparação com outros aços de cromo-níquel quando exposto a produtos químicos corrosivos, como água do mar e similares.
Como a liga de aço inoxidável tipo 316 contém molibdênio, ela tem maior resistência ao ataque químico do que o modelo 304.
O tipo 316 é durável, fácil de fabricar, limpar, soldar e dar acabamento. É mais resistente a soluções de ácido sulfúrico, cloretos, brometos e iodetos em altas temperaturas.
Não há diferença visível entre duas peças idênticas e polidas da mesma maneira. É por isso que você precisa de um relatório de teste de material para validá-lo como 304 ou 316.
De acordo com as diferentes aplicações possíveis, uma barra chata inox 304 possui um preço mais atrativo. Entretanto, o custo do material pode apresentar variações em decorrência das especificações do cliente.
A partir disso, barras de aço inox com variações no comprimento, largura ou espessura podem se apresentar no mercado com diferentes valores.
Apesar dessa barra apresentar vantagens, como sua alta durabilidade, ela também possui desvantagens, como por exemplo, a facilidade em ser arranhada.
Uma das maiores vantagens de usar uma barra chata de aço inoxidável é sua durabilidade. Este metal não corrói, nem enferruja quando exposto à água ou ao ar, o que o torna resistente a danos ambientais e desgastes, além de possuir alta resistência à rachaduras.
Embora esse metal tenha boa resistência à corrosão na maioria dos ambientes, certos tipos de ácidos podem causar danos se entrarem em contato com a sua superfície por muito tempo. Além disso, ele pode ser difícil de limpar e é suscetível a arranhões ou amassados.
Outra desvantagem observada é o seu preço. Devido aos metais que compõem a sua liga serem muito caros, como é o caso do cromo e o níquel, adquirir uma peça de aço inox pode ser mais custoso do que usar aços mais comuns.
Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.