A chapa aço inoxidável é uma material versátil, que dura por muito tempo, e está presente em vários setores de fábricas e comércio. É famosa por resistir à corrosão, dura muito, tem boa estética, por isso e por outros motivos se tornou uma escolha tão popular.
É um material laminado feito sobretudo de ferro, cromo e outros elementos que também são resistentes à corrosão. Portanto, com uma camada de óxido de cromo feita na superfície, o processo de passivação, o aço se torna muito mais resistente.
Além disso, o seu acabamento faz com que seu uso seja não só pela utilidade, mas também pela estética. Ele está presente em indústrias como alimentos, automotiva, obras e decoração. Por fim, o seu uso é sustentável já que dura muito e é reutilizável.
Tem, em sua maior parte, de ferro, cromo, níquel e outros elementos em pequenas quantidades. O cromo é o item mais importante, pois dá resistência à corrosão.
Já o níquel serve para deixar mais maleável a mudança de forma. Além disso, o material possui diferentes graus, isso varia de acordo com a sua formação e a propriedade mecânica desejada para a aplicação certa.
A chapa aço inoxidável é feita a partir de etapas específicas. Uma das principais maneiras é a laminação a frio, onde a chapa é feita a partir de bobinas de aço inoxidável que passam por rolos que diminuem a espessura e melhoram suas propriedades mecânicas.
Esse processo também tem tratamento térmico para melhorar as propriedades do material. Além disso, a chapa pode ser feita por laminação quente, onde o material é super aquecido antes de ser laminado, o que cria um grão e propriedade mecânica diferentes.
É comum na indústria por conta de seus traços. Onde é vital que o material seja sólido contra desgaste, tal como:
Além disso, o material está presente em objetos, móveis e outras coisas menores. Isso acontece por conta do aspecto do produto e por ser fácil de limpar.
Está presente na construção civil, por durar muito e ser durável. Também está nas grandes construções, como por exemplo:
O seu primor estético, o potencial para resistir a mudanças climáticas, fácil reparo é o que torna esse material tão popular em tantos setores.
A automobilística é um setor que usa muito a chapa aço inoxidável. Com ênfase na produção de peças e partes do carro pedem muita força. Também está presente no design por conta do apelo estético.
Ela pode dar muitas vantagens se comparado a outros materiais. Entre eles a sua resistência que é muito superior à do alumínio, por exemplo. Ou seja, é a melhor escolha ideal para usos pontuais que pedem força e rigidez.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
O material pode se apresentar em vários setores por conta de seus ativos. Tal como, na confecção de alimentos está presente na hora de fazer de objetos de cozinha. Ele também está onde precisam de protetores de produtos químicos.
Ela precisa durar por muito tempo, e para ter certeza disso é vital fazer a manutenção certa. Ou seja, limpeza regular com água e sabão neutro, nada de produtos que possam riscar a chapa. O cuidado preventivo garante que fique como novo.
Mesmo que o material seja muito resistente, pede cuidados pontuais, para que mantenha sua eficiência e aparência ao longo do tempo. Ou seja, usar produtos certos na hora de limpar, bem como a manutenção para cada caso.
O produto pede cuidados práticos para cada uso do material. A asseio serve para manter limpo, isso vale para peças onde o material tem função estética. Mas para isso ter o fim certo, deve-se secar a chapa de maneira correta.
Pode variar em suas características, e isso depende do onde e qual será o seu uso. É bom comprar o material de fontes confiáveis que possuam certificado e atendam as normas técnicas de manejo e segurança.
Existem critérios que ditam a fabricação do material. Como a ASTM A240, a EN 10088 e a ISO 9445, que definem seus traços físicos, químicos e mecânicos do material, bem como os métodos de ensaio e sua tolerância. Ou seja, verifique as certificações.
Está em lojas de nicho, em materiais de construção, revendas de aço, lojas online e outras firmas que produzem produtos em aço.
Mas antes, deve se atentar para ter um provedor de confiança e perito para que tenha bom material. Além disso, deve-se pesquisar preços, a solidez, prazos de entrega, políticas de trocas e outros detalhes cruciais.
Deve ter um acerto e textura diferentes de acordo com seu uso. Como por exemplo, o visual lixado, também chamado de acetinado ou fosco, o material passa por uma escovação mecânica, e isso faz um visual linear estético agradável.
Já o acerto liso deixa a chapa polida e brilhante, tem muito em áreas externas por seu visual com brilho. Além disso, o acerto tipo areia cria um visual cheio de textura, serve para fábricas por ser durável a riscos e marcas de uso.
Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.