A tabela tubo inox é importante para a aplicação de tubos de aço inox que é utilizada em diferentes setores da construção. Além disso, é necessário que a tabela contenha elementos básicos como título, corpo e fonte dos dados, e que siga normas específicas.
É um arranjo de coluna e linha de dados, que tem a função de relacionar diâmetros de tubos, espessuras das paredes e seu peso teórico.
Diferente da simplicidade das barras de aço inox, para compreender melhor esse assunto, é importante conhecer alguns termos comuns que aparecem nessas tabelas: o schedule, o diâmetro nominal e o diâmetro externo.
Schedule (SCH) é o nome do resultado numérico dado pela fórmula: SCH = P / S. “P” é a pressão de trabalho do tubo e “S” é a tensão. O Schedule define a espessura da parede do tubo de condução.
O tamanho nominal do tubo (NPS) é um conjunto de categorias de tubos, usados nas tubulações de pressão nos EUA e na Europa.
Sabendo disso, o diâmetro nominal é classificado por dois números: o NPS e o SCH. O NPS se refere ao diâmetro interno em polegadas, mas somente para tubos com NPS 1/8 à 12.
O diâmetro externo (DE), representa o valor real do diâmetro externo do tubo. Para NPS 14 ou maiores, o NPS é igual ao diâmetro externo em polegadas.
Porém, para um determinado NPS, o DE se mantém constante e a espessura da parede aumenta à medida que há um maior SCH.
Mas para um determinado valor SCH, o DE aumenta com um NPS crescente, enquanto a espessura da parede aumenta ou permanece constante.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
Ler uma tabela tubo inox pela primeira vez pode ser complicado, mas é possível entendê-la. Basta compreender os conceitos de cada sigla e montar uma imagem mental de cada um deles à medida que lê.
Precisa ter elementos básicos que existem em toda tabela e isso inclui título, corpo e fonte dos dados. Conheça mais a respeito de cada um desses elementos a seguir.
Os elementos de uma tabela são importantes para a sua construção e para garantir que ela seja compreensível para o leitor. Só para ilustrar algumas delas, temos:
O título apresenta de maneira concisa, sobre o tema em questão. O corpo da tabela contém as células, onde estarão todos os dados. E a fonte, serve para indicar os responsáveis pela informação presente na tabela.
As tabelas tem o objetivo de sistematizar informações numéricas. Dessa forma, é possível apresentá-las de forma clara e precisa, o que facilita a leitura e a compreensão desses dados.
As tabelas são uma das melhores maneiras de apresentar dados porque elas podem incluir informações complexas, que os gráficos não conseguiriam fazer. Assim, fica mais fácil apresentar todas as informações.
Para criar uma tabela tubo inox, é preciso ter um bom planejamento. Entretanto, antes de criá-las, é necessário verificar os resultados de cada cálculo que você quer compartilhar. Contudo, existem softwares que podem facilitar todo esse processo.
Existem muitos softwares atualmente para organizar tabelas e estruturas de dados. Assim a elaboração da sua tabela se torna mais simples. Além disso, esses softwares permitem realizar buscas de dados, criar gráficos para apresentações, entre outras funcionalidades.
Para começar a organizar uma tabela, é importante ter um bom entendimento dos seus dados. Todas as informações devem estar em categorias, como por exemplo, SCH 5S, SCH 80S, que se tornarão as colunas da tabela.
Após inserir os resultados na tabela, é possível aplicar formatações para destacar certos tipos de dados ou valores. Por exemplo, você pode usar uma formatação condicional para destacar células com valores abaixo de um determinado limite.
Para fazer isso, primeiramente, você precisa selecionar os dados que você quer usar. Depois disso, é só selecionar o grupo “Tabelas”. Dessa forma, você vai poder escolher o modelo que desejar.
Assim, sua tabela será criada e você pode começar a colocar seus dados nele. Mas caso queira mudar o modelo, é só procurar no menu de configurações do seu software e formatá-la.
Sim, existem algumas normas em relação a isso, mas que servem como sugestões para melhorar o entendimento do seu conteúdo.
Por exemplo, a sua tabela deve conter todas as informações necessárias para uma compreensão integral do conteúdo, isso evita consultas externas.
Os dados também devem estar alinhadas às margens laterais do texto e caso elas sejam muito pequenas, precisam estar centralizadas.
Além disso, elas devem ser dispostas de uma maneira com que sua leitura siga um sentido mais comum de leitura, da esquerda para direita e de cima para baixo.
Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.