O tubo de inox sem costura é uma peça vital em vários setores industriais. Seja ele o setor petrolífero, ou o químico, ou a indústria de alimentos. Além disso, sua produção livre de costuras dá uma boa estética, mais resistência, mais dureza e segurança aos projetos.
É uma peça em formato de tubo feita a partir de barras de aço inox, sem costuras. Ou seja, não passam por soldagem nem por junção. Isso dá mais resistência e dureza à peça, além de evitar vazamentos e rupturas.
Essa peça tubular oferece mais resistência já que seu material é mais puro, por isso vários setores da indústria escolhem esse tipo. Como por exemplo:
Esses setores precisam de um material dedicado, resistente e confiável ao longo do tempo. Já que uma das vantagens do aço inoxidável é a durabilidade, então uma peça sem alteração é ainda melhor.
Esse produto oferece muitas vantagens em relação a outros tipos de tubos de aço. Eles são mais duráveis e seguros, além de uma superfície mais lisa, o que impede a aderência de impurezas e bactérias. Lugares de alta qualidade estética também usam ele.
Para fazer o tubo de inox sem costura é preciso um bloco de metal maciço, onde uma das etapas é a laminação a quente ou a frio.
O processo começa com a seleção do aço inoxidável certo para o serviço, que pode variar de acordo com o uso final do tubo. Em seguida, deve-se fundir o aço em fornos de alta temperatura e moldar em lingotes ou blocos maciços.
Então os blocos de aço já aquecidos passam por uma laminação a quente, que é reduzir gradualmente o tamanho do bloco, até que se tenha a medida desejada. Logo após, o tubo recebe tratamento térmico e desbastamento para ter o acabamento desejado.
Uma outra maneira de se produzir o tubo de inox sem costura é por meio da laminação a frio. Ou seja, o material recebe trato em baixas temperaturas, o que aumenta a resistência e a dureza do tubo. Por fim é uma opção de confiança para várias necessidades industriais.
Existem vários tipos de aço que se usam na produção deste produto. E cada um tem características únicas que as tornam boas para cada caso de uma vez. Como por exemplo:
Deve-se estudar cada caso por vez até chegar a uma conclusão ponderada a respeito de qual é o material que melhor se encaixa nas necessidades do projeto.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
A escolha do tipo de aço inox que para cada uso depende das condições de operação, como temperatura, pressão e dureza do meio. Portanto, deve-se contar com a orientação de um profissional para escolher o tipo mais adequado.
O tubo de inox sem costura se aplica em vários setores industriais. Já que suas propriedades únicas e atuação é superior em relação a outros materiais.
A indústria química é um dos principais usuários desse produto, por conta de sua alta resistência à corrosão, ela pode transportar produtos químicos agressivos em segurança.
Além disso, a indústria de alimentos e de farmácia também fazem uso do tubo para levar materiais de maneira higiênica e segura, por conta de sua resistência à corrosão.
Já na indústria do petróleo, o tubo inox sem costura serve para levar petróleo e gás com segurança e eficiência. E na indústria de papel e celulose esse produtos serve para auxiliar na produção de papéis e no sistema que leva o material.
Por fim, a indústria de carros usa esses tubos em sistemas de exaustão e de refrigeração, por conta de sua resistência a altas temperaturas. Esses são alguns usos que estão a se aprimorar com o tempo.
O tubo de inox sem costura precisa de cuidados de acordo com as normas do fabricante e com as condições da operação. Isso inclui inspeção regular da superfície do tubo para ver sinais de desgaste. Em caso de dano é vital trocar a peça para garantir a segurança.
Para instalar esse produto é vital tomar todas as medidas para evitar danos à superfície das peças. Além disso, deve-se garantir a correta fixação das conexões e o uso certo das ferramentas.
Para manter a vida útil e a segurança dos tubos, também deve-se seguir as práticas recomendadas. E assim garantir que as tubulações fiquem limpas e secas antes da instalação.
Além disso, deve-se realizar alguns testes de pressão antes de fazer a operação no tubo de inox sem costura. Isso serve para evitar problemas de vazamento ou falhas no processo.
Esse produto deve seguir normas e regulamentação pontuais de cada setor industrial. Como por exemplo a norma ASTM A312/A312M para tubos de aço inoxidável austenítico sem costura, a norma DIN 17456 para tubo de aço, entre outras.
O tubo de inox sem costura pode passar pelo processo de soldagem de várias formas. Entre elas estão o TIG (Tungsten Inert Gas) e MIG (Metal Inert Gas)
Se considera o processo TIG mais adequado para soldagem de inox, já que é capaz de fazer soldas de alta qualidade e precisão, sem precisar de materiais de adição.
Com o auxílio de um eletrodo de tungstênio não consumível, se gera o arco elétrico e o gás inerte funciona para proteger a solda de ser contaminado pela atmosfera.
O processo MIG, por sua vez, usa um arco elétrico entre um fio de metal e a peça de trabalho. Com isso se faz uma solda por fusão, que mesmo de inox, se usa menos que o TIG. Pois assim, têm mais risco de contaminação pela atmosfera.
Por fim, em ambos os casos, é vital que os soldadores sejam experientes e treinados. E assim, garantir a qualidade e integridade das soldas e evitar possíveis problemas ou falhas na estrutura desse tubo.
O aço inoxidável austenítico é um tipo de alta solidez à corrosão, de fácil soldagem e bem formado. Além disso, os setores que pedem muita força usam ele, como a área química e de alimentos.
O aço inoxidável ferrítico é um tipo com boa resistência à corrosão e baixa ductilidade. Além disso, os setores que pedem dureza e equilíbrio térmico usam muito ele. Como por exemplo, os sistemas de exaustão e de calor.
O aço inoxidável duplex é um tipo de alta resistência à corrosão, alta dureza e boa ductilidade. O setor que mais usa esse tipo tubo é o petrolífero, por ser forte e anticorrosivo.
Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.