Uma chapa de inox cortada atende a demanda de fabricação de peças que passam por processos de alta corrosão. Logo, são conhecidas por sua resistência. A liga metálica de ferro-cromo atende a vários setores da indústria. Saiba tudo sobre esse produto.
Vem da composição metálica entre ferro e cromo. Embora seja comum a adição de outros metais, o cromo é o principal ingrediente da liga. Ao passo que ele é o responsável por garantir resistência ao produto.
Tal qualidade, a saber, se relaciona aos processos de corrosão que, por sua vez, são suportados pelas chapas de aço inox. É por esse motivo que a peça compõe processos de fabricação de produtos expostos a altos índices de corrosão.
A peça, de modo geral, é dividida em 4 tipos: 2B, BA, Nº1 e, por fim, nº4. Elas compõem diversos itens da fabricação industrial, a saber:
Esses produtos formados a partir da moldagem da chapa cortada estão em contato frequente com substâncias corrosivas, como por exemplo: os ácidos sulfúricos e as soluções salinas. Conheça, a seguir, detalhes de cada tipo de chapa.
Tal tipo de chapa é composta de material laminado à frio. Desse modo, é recozido (solubilizado), assim como decapado. Recebe, em ampla situação, um mínimo passe, além da laminação a partir de cilindros polidos, também chamados de brilhantes.
A aparência de uma chapa 2B é de uma superfície com brilho. Seu diferencial é a refletividade, ao passo que nos aços ferríticos ela é mais notada do que nas opções em austenítico, bem como martensítico.
O tipo de chapa BA possui as seguintes características: material laminado à frio, com cilindro polido. Também passa pelo processo de solubilização, que é conhecido como recozimento. Tal ação acontece em forno com temperatura e condições controladas.
Possui alto brilho, bem como refletividade. Tal aparência é a mesma percebida nas chapas do tipo 2B. O que difere, no entanto, é o processo de produção do material.
No caso da chapa nº1 o processo de produção é diferente. Isso porque a laminação acontece à quente. O recozimento, ou solubilização, é à decapado.
Sua aparência é mais clara e fosca do que dos demais tipos de chapa cortada. Possui tom de cor cinza claro. É conhecida como chapa “bq branca”.
A chapa passa pelo processo de lixa em uma única direção. Para tanto, abrasivos de granulometria fria fazem parte da ação. O aço fica com aparência escovada, porém com menos rugas quando comparado à chapa BA.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
Todo o processo de acabamento da chapa de aço cortada se refere à sua superfície. Logo, deve atender a padronização prevista na NBR 6361 de dezembro de 1984.
A norma explica, então, que as superfícies do tipo não polida não apresentam variação tanto na aparência, quanto no tato, que deve ser suave. Isso traz atenção à composição química, espessura, assim como a forma de produção.
Outro ponto relevante é o tipo de aço empregado no acabamento. Os que possuem composição de cromo com níquel e cromo-níquel-mangânes são diferentes de peças feitas com a maior composição de cromo.
A utilização da chapa de inox cortada é mais comum do que se imagina em diversos setores da indústria. Como as mais conhecidas, estão as indústrias química, têxtil, frigorífica, alimentos e por fim, petrolífera.
Logo, muito do que se consome tanto nas indústrias, quanto nas residências possui alguma quantidade de chapa cortada. Isso porque o material está presente, por exemplo, em:
Essa peça, a saber, é vital para composição de produtos que possuem alto tipo de exposição à temperaturas, bem como resistência à corrosão. Como por exemplo, os produtos e peças que passam por banhos de solução com cloro.
A chapa de inox cortada oferece vários benefícios O primeiro deles, a saber, vem do material de fabricação, ao passo que o inox é resistente à corrosão. E isso, por sua vez, garante a vida útil do material.
Outro ponto relevante é a versatilidade da peça, haja visto que ela está presente em muitos setores industriais, como a área química e suas subdivisões. Além disso, a manutenção da peça é tranquila, visto que não existem cuidados e recomendações específicas.
A peça, a saber, também possui o atributo de ser flexível, ou seja, atende o projeto em cada uma de suas necessidades. Por fim, o acabamento assina beleza, bem como modernidade. Ao passo que a superfície lisa e brilhante impõe sofisticação, assim como elegância.
Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.