A chapa inox polida é um material muito usado em vários setores do mercado. A sua superfície lisa e brilhante dá um aspecto mais sofisticado e elegante a muitos produtos, como mesas, bancadas, itens de cozinha, entre outros. Além disso, ela é muito resistente.
É uma placa de aço inoxidável que passa por um processo de polimento a fim de ganhar um brilho espelhado. O inox já é conhecido por sua resistência à corrosão, uma vez que tem um teor mínimo de 10,5% de cromo em sua composição.
Para produzir uma chapa desse tipo, a primeira coisa a se fazer é escolher a matéria-prima certa, que deve ser composta pelos seguintes elementos:
Então, esses metais são fundidos em altas temperaturas e, assim, formam um bloco de aço inox. Em seguida, o bloco é laminado em uma máquina própria, que comprime o material de forma a obter a espessura desejada para a chapa.
É viável realizar esse processo a frio ou a quente, vai depender do tipo de placa que você deseja produzir. Após a laminação, ela passa por um processo de decapagem, que consiste em tirar as impurezas e camadas superficiais de óxido ou sujeira.
Ao finalizar o processo anterior, leva-se a chapa para um processo de polimento mecânico, que usa discos abrasivos para dar um acabamento liso e brilhante típico das chapas polidas. Por fim, a chapa é analisada para garantir que ela está livre de imperfeições.
Um dos usos mais comuns de uma chapa inox polida é em balcões, pias, mesas, panelas, talheres, e outros itens de trabalho em cozinha. Em vista da sua facilidade de limpeza e desinfecção do material, ela é usada em larga escala na produção desses itens.
Outra área que também usa muito esse tipo de material é a da saúde, em especial em hospitais e laboratórios. Isso se deve a sua capacidade de resistir à corrosão causada por produtos químicos e ao impacto dos materiais cirúrgicos.
Além disso, a superfície lisa também evita o acúmulo de resíduos e microrganismos. Dessa forma, o ambiente se torna mais seguro e livre de infecções.
A indústria automotiva também usa muito esse tipo de chapa, em especial na produção de peças e acessórios, já que o acabamento polido deixa os carros bem mais bonitos e elegantes.
Outros empregos de uma chapa polida incluem a criação de máquinas para o setor do agronegócio, para indústrias navais e de construção, além de sistemas de refrigeração e aquecimento.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
A principal vantagem de uma chapa inox polida é a resistência à corrosão. Por isso ela é um material que ganha cada vez mais espaço em construções e decorações. Mas, para além disso, ela entrega muitos outros benefícios que a tornam esse material tão querido.
O aço inoxidável é um material muito forte. Então, ele é capaz de resistir a chuva, a umidade, a maresia, a ferrugem, a oxidação, sem sofrer danos. Ainda além, ele resiste a riscos e quase não amassa, ou seja, ele pode durar muitos anos sem precisar de reparos.
Esse tipo de chapa é muito fácil de limpar e manter. Uma vez que a sua superfície é lisa e polida, ela não junta sujeira e é fácil de limpar com um pano úmido. Além disso, não é preciso usar produtos químicos fortes para limpá-la, o que torna a escolha mais salubre.
Uma placa de inox polida é um objeto seguro para várias funções. Ela não é inflamável e não emite gases tóxicos. Além disso, por ser resistente à oxidação, ela é uma escolha segura para uso em locais úmidos ou expostos à água.
O inox polido é uma escolha super popular para quem busca um visual moderno e chique, visto que seu aspecto polido tem um brilho muito atraente que cria um efeito espelhado. Por isso, é possível utilizá-la de diversas formas, desde revestimentos até talheres de cozinha.
Sim. A chapa inox polida é bastante versátil. Desse modo, é possível encontrá-la em vários tamanhos e espessuras, desde as mais finas, usadas em itens domésticos, até as mais grossas, usadas em grandes estruturas.
Além de oferecer um acabamento elegante e sofisticado, elas são bastante duráveis e resistem fácil à corrosão e oxidação. Em vista disso, elas são ideais para aplicações em ambientes agressivos ou sujeitos a altas temperaturas e umidade.
Em suma, a produção de um material desse tipo envolve uma série de processos complexos e precisos, desde a fusão de metais até o polimento final. O resultado é um material durável, com uma estética impecável, ideal para os mais diversos usos.
Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.